É natural sentirmos raiva, mágoa, tristeza, medo ou solidão em momentos difíceis. Somos humanos, temos emoções e sentimentos. Mas, não podemos nos deixar tomar por eles.

Na Bíblia, Tiago falou no capítulo 1 do seu livro: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Fiquei refletindo sobre a possibilidade de se alegrar ao passar por estas situações.

Lembrei então de uma conversa que tive com meu pastor sobre algo que eu estava passando, um daqueles momentos em que estamos cheios de incertezas e perguntas. Pensamos que estamos cansados, que não conseguimos aguentar.

E ele me disse: “Podemos  não entender, mas, Deus tem um propósito até mesmo nas provações, nas lutas e nas tentações. Nos basta,  crer que Ele está conosco e  permite que nos aconteça certas situações porque já nos capacitou, nos preparou,  nos deu dons e  habilidades únicas para resolver, lidar, superar e vencer o que está acontecendo. Você está preparada, pronta, creia não poderia ser com outra pessoa, você vai dar conta. ”

Naquele momento tinha a escolha de rejeitar ou acreditar no que ele falou. Decidi acreditar e passei a ver o problema com a certeza de que os propósitos de Deus são sempre  para o bem. São de amadurecimento, crescimento, aprendizado. Percebi que quando passei a enfrentar  as dificuldades com este otimismo, alegria, sem murmurar ou reclamar,  crendo que Deus tinha me capacitado antecipadamente tudo ficou mais fácil.

Ao ler Tiago entendi que nestes momentos que a nossa fé está sendo provada, precisamos de paciência a qual produzirá em nós perseverança e nos aperfeiçoará. E o fruto da perseverança em nós afirma Tiago,  é que tenha uma realização completa, para que sejamos maduros e íntegros. Na vida todos precisamos amadurecer, mas não é possível sem desafios, sem que sejamos exigidos.

A paciência adquirida em momentos difíceis nos levará a sabedoria. Aquele que teme ao Senhor é sábio, segundo definição do livro de Provérbios.

No versículo 12  ele afirma: “Feliz é o homem que suporta a provação; pois, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”

Que possamos suportar nossas provas com esta esperança, porque Deus que prometeu é fiel para cumprir aqui e na eternidade.