É triste nos dar conta que podíamos ter falado tantas coisas para pessoas importantes e deixamos as oportunidades passarem.

Aconteceu comigo ao visitar uma pessoa que tinha perdido o pai, ela chorava descontroladamente, eu sabia que eles eram uma família que parecia se amar muito. Mas, ela me confessou que nunca disse ao Pai que o amava, respeito, distanciamento e timidez impediram que estas palavras fossem ditas enquanto ele ainda estava vivo.

Todos nós de certa forma somos incomodados por aquilo que deixamos de falar, como nesse caso,  então lembremos que a vida é agora e se podemos demonstrar amor com as palavras, se podemos reconhecer, valorizar que não deixemos passar as oportunidades. E se a necessidade é de uma correção sejamos corajosos para falar o que é preciso e da maneira correta.

Em alguns momentos precisamos contar a nossa história, todos aprendemos com os erros e principalmente na família é muito importante que nossos erros sejam vistos como lição de vida, como exemplo e para quem tem filhos, que eles vejam nossas fragilidades de alguma maneira participem do que nós sentimos.

Há outros momentos que nos arrependemos pelo que falamos e neste caso é mais frequente. Está escrito em Provérbios cápitulo 18,21  A morte e a vida estão no poder da língua.

Quando o falar pode nos prejudicar?  

  • Sempre que falamos inadvertidamente ou falamos tudo que pensamos querendo ser sinceros demais. Não estou dizendo que não devemos ser sinceros. Com certeza a sinceridade é uma virtude excelente, mas não devemos usá-la como desculpa para sermos agressivos ou inadequados no falar. Não pensar antes de falar demonstra descontrole, impulsividade e falta de empatia. As consequencias podem ser muito desagradáveis: pessoas magoadas,  quebra de relacionamentos, ambientes desagradáveis, perda da confiança das pessoas, entre outros.
  • Quando mentimos. A mentira é algo abominável para Deus, por causa da mentira o mundo veio a ser o que é e a Bíblia nos revela quem é o pai da mentira. E há um mandamento na lei de Deus: não dirás falso testemunho. E meias verdades também são mentiras. Para corrigir este hábito é preciso se arrepender, confessar e reconhecer (ter tristeza pelo pecado cometido) e fazer a escolha de falar a verdade e deixar Deus moldar nosso caráter.

Julgarão a nossa reputação pelo que falamos mas, pior do que isso,  o que e como falamos pode arruinar nosso caráter. Reputação (passageiro) é o que os outros vêem e caráter (eterno) é o que somos. O que é mais importante?

A importância maior deve ser dada ao caráter, o que falamos pode abençoar ou amaldiçoar e devemos escolher nossas palavras com prudência e lembrar que comunicar é mais do que falar é ser entendido, ser compreendido, precisamos estar atentos se está sendo entendido o que queremos dizer.

Podemos recorrer ao Espírito Santo de Deus para nos capacitar a sermos responsáveis pela nossa língua para ser usada de forma maravilhosa. Características de alguém que se deixa guiar pelo Espírito Santo ao usar a língua:

Sabe silenciar Todo homem,  pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar-se (Tiago 1,19). Estamos tão estimulados pelo barulho neste mundo que nos esquecemos do valor do silêncio, de contemplar a vida, de observar, ouvir as outras pessoas, ouvir a Deus. Por isso antes de falar que aprendamos a silenciar.

Sabe Ouvir: precisamos lembrar que temos uma boca e dois ouvidos. Porque precisamos  ouvir mais. O escritor canadense Jordan Peterson ensina em um de seus livros que devemos sempre ouvir todas as pessoas considerando que elas sabem alguma coisa que nós não sabemos. Quem sabe ouvir, aprende muito mais.

É agradecido: a gratidão fortalece os relacionamentos, melhora o dia a dia, traz alegria e melhora o humor. As pessoas gratas são muito apreciadas. Em tudo dai graças porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Ts, 5,18).

Demonstra respeito: a pessoa que controla seu falar leva em consideração a personalidade das pessoas, se dispõe a compreender, respeita opiniões diferentes, discorda sem agressão e direciona sua atenção para o outro.

Fala com pureza: Jesus nos disse que o que falamos procede do coração. Atualmente se falam coisas vulgares, com sarcasmo e irreverência excessiva em todos os lugares, de maneira descontrolada em frente a todas as pessoas, sejam idosos, crianças, os pais. Está difícil encontrar alguém que se desculpe, que se arrependa ao ofender, ao brincar sem cuidado. Em Efésios 4,29 está escrito Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for para edificação.

Fala com sabedoria e bondade: a sabedoria e a bondade são suaves, não precisam se ostentar para serem percebidas, atraem a atenção, inspiram, convencem.

Que possamos cada dia mais,  ser cheios da graça de Deus para usar nossas palavras da maneira correta, prudente, com amor e com verdade, que saibamos honrar e cumprir nossas palavras e deixar as críticas e julgamentos. Para finalizar em Colossenses 4:6 Paulo nos diz “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”